Oportunidades.
Você aproveita?
O que você faz com suas oportunidades? Infelizmente tudo parece ser mais importante do que o seu amadurecimento profissional. A zona de conforto impede a busca constante pela melhoria curricular, que só é lembrada quando se sente ameaçado, perdido e até mesmo desempregado.
Cabe salientar que grande parte das empresas convidam currículos por diferenciais acadêmicos, profissionais e/ou técnicos para entrevistas, assim gerando um segundo movimento de análise comportamental do candidato.
Antes de iniciar esse bate papo, é bom enfatizar o que as pesquisas de empregabilidade apontam em seus indicadores e que grande parte das demissões estão pautadas em dois movimentos: Resultado e Comportamento.
Vamos analisar no campo do resultado, o comportamento da sociedade.
Imaginem que vocês façam parte de uma empresa de cosméticos, moda e ou até mesmo de alimentos, que precisam de vendas para se manterem no mercado de atuação, fazendo assim a manutenção de sua base de colaboradores e honrando seus compromissos.
É aí que promoveremos nossa fala e enxergarmos por meio dos desafios e das dificuldades movimentos controláveis que só dependem de você! Vamos refletir nossas escolhas Comportamentais?
- Quantos cursos de qualificação você fez ao logos de dois anos?
- Quantos artigos importantes ao mercado de atuação são lidos?
- O que é preciso fazer para ter a empregabilidade em alta?
- O desempenho projetado no ramo de atuação é medíocre ou de high performance?
- Sou Inovador, e busco me conectar aos novos modelos de comunicação?
- Busco me reinventar?
- Sou resiliente?
Enfim, essas problematizações te levarão a um novo campo que é o das ações comportamentais, que implicarão diretamente no desempenho que qualquer empresa necessita!
Observem que os movimentos comportamentais atitudinais são gerados pelo inconformismo da estaticidade, onde, o personagem busca aprimorar seus conhecimentos se auto desafiando, impactando de maneira relevante o resultado do conjunto.
Ser e pensar diferente necessita de alguns pontos como: atitude, determinação, movimento, conhecimento técnico, análise de mercado e auto análise.
Por isso o aprimoramento cultural se torna tão relevante nos tempos atuais, nos leva a provocar e ser provocados! Gerando assim buscas incansáveis por resultados acima da média.
Precisamos provocar as mudanças de hábitos, pensamentos e comportamentos, fortalecendo de forma agressiva o campo conhecimento, deixando de ser previsíveis nas soluções que eram pautadas nos costumes e não nos desafios.
Para finalizar essa reflexão quero utilizar uma só palavra “Empreendedorismo” e utilizar o pragmatismo do desconforto, deixando de ver tudo como ameaça e transformá-las em oportunidades.
Fabio Lourenço
Executivo de Contas na empresa Bernoulli Sistema de
Ensino
Parceiro da Intersystem na área de Marketing